Pular para o conteúdo
Início » O que é ser um otaku?

O que é ser um otaku?

O que é ser um otaku

Desde a popularização dos animes, o termo otaku sempre foi bastante difundido na cultura pop. No entanto, poucas pessoas realmente sabem o que o termo significa e, sobretudo, o que é ser um otaku. Neste sentido, vamos te mostrar um pouco sobre o conceito de otaku e como ele ganhou força com o passar do tempo. 

A princípio, vale destacar que a palavra otaku tem o significado de “à tua casa”, sendo uma opção formal a segunda pessoa do singular, tu. Dessa forma, o termo é usado como forma de impessoalidade no japonês, porém, o termo foi ressignificado trazendo uma nova perspectiva para essa palavra.

Neste sentido, muito além de sua tradução literal, otaku é um adjetivo para definir pessoas com uma enorme paixão por algum tema específico, ou seja, pessoas com profundo conhecimento sobre determinado assunto. Dessa forma, o termo foi popularmente usado no ocidente para definir amantes de cultura japonesa, como mangá, anime, web novel, cosplay, etc.

Qual é a história do otaku?

Possuindo um estigma negativo ao longo do tempo, o termo otaku – para o que conhecemos hoje – surgiu de uma forma bem triste. Isso porque, em 1989, um homem chamado Tsutomu Miyazaki matou quatro pessoas em Saitama, Japão, criando um novo significado para a palavra otaku.

Na época, a mídia percebeu que Miyazaki possuía uma enorme coleção de animes e mangás, o que lhe rendeu o nome de “otaku muder”. Assim, ele marginalizou uma comunidade inteira, ou seja, as pessoas se recusaram a ser compreendidas como otaku.

Sendo assim, o termo que já não era tão popular, ganhou um novo significado ainda mais pejorativo. No entanto, o tempo contribuiu para a ressignificação do termo otaku, afinal, as pessoas envolvidas mostraram seu valor cultural, econômico e social.

Após esse triste ocorrido, o termo otaku foi lentamente alterado, devido ao crescimento da cultura japonesa no mundo. Atualmente, as pessoas interpretam positivamente o termo, reconhecendo o potencial lucrativo dos otakus para a indústria do entretenimento.

Sendo assim, o termo otaku passou a ter uma definição positiva, embora os otakus ainda possam receber piadas devido a essa condição. No entanto, com a polarização das informações e a internet, além de outras discussões sociais, o termo otaku está cada vez mais comum entre as pessoas.

Por fim, pode-se dizer que ser otaku não é mais um motivo de vergonha, como ocorria na década de 2000. Portanto, o termo ganha novos desdobramentos a cada dia, especialmente entre os amantes da cultura japonesa. 

Leia mais: Qual é o anime top 1 mundial?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *